topo
linha2


Fotogaleria
 

» Home » Eventos » Sociais » Festa do Chicharro na Casa dos Açores

 

Festa do Chicharro na Casa dos Açores

Textos e Fotos de: Carlos Morgadinho
Adiaspora.com

Vista parcial do salão nobre

Sábado, dia 12 de Janeiro, deu-se inicio à primeira festa do ano na Casa dos Açores do Ontário, dedicada ao sócio, com um jantar onde o principal menu da noite foi o Chicharro um dos peixes principais da alimentação das gentes dos Açores pois esta é a espécie mais abundante no mar daquela região de Portugal.

Idem

Assim esta nossa casa regional organizou naquela noite uma festa em honra daquele peixe que até há poucos anos foi uma das bases da alimentação do povo açoriano. Foi servido, bem frito (a estalar à primeira dentada) com Molho Vilão, para quem aprecia este acompanhante, com batata cozida e inhame.

Uma autêntica delicia para os apreciadores deste tipo de menu que repetiram a dose tantas vezes que queriam tal era abundância deste prato que era preparado na cozinha directamente para as mesas. Foi comer até arrebentar assim pensamos por ver tanta gente alargarem os cintos para respirarem mais à vontade...

Moisés e Charlette Delmar

Terminada a refeição deu-se continuidade ao sarau com a actuação do Grupo da Amizade composto por vários instrumentos dos quais destacamos os acordeões, violas e o bombo e uma meia dúzia de vozes cujo vasto reportório inclui trechos não só dos Açores como das populares musicas populares e até do Alentejo. Não há duvida que este grupo foi renovado com mais uns elementos tanto instrumentistas como vocais e que souberam escolher sabiamente os trechos que a nossa gente gosta de ouvir pelo que o sucesso arrecadado nestes últimos tempos tem vindo a subir e já é nome bem aceite na nossa comunidade e um êxito garantido com a sua presença.

O ex-presidente José Ilidio Ferreira junto do casal Delmar, os últimos judeus praticantes açorianos

Foi uma excelente exibição, com a primeira musica dedicada ao peixe da ementa da noite, a "Marcha do Chicharro" que até os presentes acompanhavam com palmas aquele trecho musical e outras mais  canções como uma que recordamos - "Se queres mulher bonita vai aos Açores...." e outras que olvidámos (isto de memorizarmos as musicas é um desastre...). Ao som daquelas melodias dançou-se, e bem, pois eram convidativas e os pares eram às dezenas a rodopiar na pista de dança.

O "Grupo musical e vocal da Amizade"

Esta festa contou com a presença dum ex-presidente, o impulsionador das semanas culturais, o José Ilídio Ferreira e outro nativo de S. Miguel também participando era o gerente da delegação do Banco Espírito Santo em Toronto, o Rui Ferreira.

Presente também um casal judeu, ele natural de S. Miguel, Moisés Delmar, há longos anos a viver no Ontário, acompanhado de sua esposa de nacionalidade canadiana. Segundo este nosso conterrâneo, um dos últimos judeus que professam aquele culto, tem irmão, de nome Jorge,  radicado naquela ilha.

O casal Melo não parou até encerrarem as luzes...

Foi uma noite tão animada que só encerrou já bem de madrugada pois esta gente dos Açores não fica atrás das outras regiões no que concerne a folia pelo contrário mais precisamente os minhotos tidos por campeões das festas e romarias. É sempre a dançar com ou sem reumatismo pois depois do aquecimento das "dobradiças" é vê-los a "dar ao pé" sem descanso.

Matthew Correia e Chris Freitas

O MC (Mestre de Cerimónias) desta noite foi o jovem director, o Matthew Correia, conhecido apresentador do programa televisivo "Gente da Nossa".

Os parabéns pelo aniversário da Gabriela Teles que toca bandolim para diversas organizações açorianas da nossa comunidade

Estão de parabéns os seus directores do pelouro de festa pelo sucesso arrecadado com esta primeira festa do ano e pelo que vimos auguramos muitos mais ao longo do ano.

Bravo. Continuem.

Queremos ouvir a sua opinião, sugestões ou dúvidas:

info@adiaspora.com

Voltar para Eventos Sociais

bottom
Copyright - Adiaspora.com - 2007